quinta-feira, 30 de junho de 2016

SENADOR CIDINHO SANTOS COBRA CELERIDADE EM OBRAS DE LOGÍSTICA E INFRAESTRUTURA.

O senador Cidinho Santos (PR/MT) se reuniu na manhã de ontem, quarta-feira (29), com o presidente da Fundação Nacional do Índio, Artur Nobre Mendes, e com o assessor da Presidência da República, Sandro Mabel, para acompanhar o processo de licenciamento para a pavimentação da BR-080, no trecho entre Ribeirão Cascalheira (MT) até Luiz Alves (GO). Ao todo são 200 km que vai ligar Mato Grosso à Ferrovia Norte-Sul, possibilitando o escoamento da produção da região do Araguaia.

Como a rodovia passará próxima à Terra Indígena Pimentel Barbosa, habitada pela etnia Xavante, uma das etapas para o licenciamento é o estudo do componente indígena. Atualmente, existem 1,4 milhão de hectares de soja plantados na região, mas o potencial é para 5,4 milhões de hectares.

Cidinho Santos solicitou a realização de uma reunião conjunta entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e a Funai para a definição do traçado da rodovia. A ideia é que se encontre soluções para a celeridade do processo. O encontro está previsto para a próxima semana.

O senador relembrou que esse é um pleito antigo dele, do ex-deputado Sandro Mabel e do senador Wellington Fagundes. “Teríamos um modal baseado no modelo americano, em que o produtor estaria a cerca de 300 km do primeiro terminal ferroviário. Representa um custo menor para o produtor, redução das emissões de poluição e qualidade de vida aos caminhoneiros”, destacou.

O plano de trabalho já foi apresentado pelo Dnit à Funai, e a previsão é que o parecer da Fundação seja apresentado ainda na primeira quinzena de julho.

MODAL FERROVIÁRIO – Durante pronunciamento no Senado na tarde desta quarta-feira, o parlamentar destacou a audiência pública conjunta das comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Infraestrutura (CI) e de Relações Exteriores (CRE) para discutir a Ferrovia Transoceânica, projetada para ligar o litoral brasileiro ao litoral peruano, com objetivo de ampliar as relações com o mercado asiático. Participaram representantes do Ministério do Planejamento, do Itamaraty, do Ministério dos Transportes e das embaixadas chinesa e peruana.

Com a previsão do lançamento do edital para a construção da Ferrogrão, o estado do Mato Grosso contará com três modais ferroviários para o escoamento da produção. A Ferrogrão ligará Lucas do Rio Verde - passando por Sorriso e Sinop -, até o Distrito de Miritituba (PA). No dia 14 de junho, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, assegurou ao senador o lançamento do edital dessa obra.

“O modal ferroviário era praticamente inexistente até pouco tempo atrás. Hoje já temos a ferrovia até Rondonópolis, ligando a Santa Fé do Sul e depois ao Porto de Santos. Com mais essas três possibilidades, Mato Grosso estará bem atendido em termos de logística”, comemorou o senador.

Fonte: Folhamax

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