quinta-feira, 2 de junho de 2016

MEGADESCARREGADOR DE MINÉRIO DE FERRO NO PECÉM.



O Porto do Pecém recebeu, nesta semana, equipamento que irá possibilitar o descarregamento de navios com minério de ferro para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). A operação de descarga foi de grande complexidade, levou três dias. O descarregador de minério de ferro pesa cerca de duas mil toneladas e tem 40 metros de altura, tendo chegado a bordo do navio Jumbo Jubilee.

Já com 95% dos seus componentes pré-montados, o equipamento foi descarregado no berço 2 do píer 1 do Porto do Pecém, de onde irá retirar o insumo dos navios e colocá-los em uma correia transportadora específica para o minério de ferro.

O material será transportado por nove quilômetros até um ponto pré-estabelecido do setor 1 do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

Capacidade

"O Porto do Pecém se mostra um dos terminais mais preparados do País, tendo realizado com competência a operação de recebimento do descarregador", apontou o secretário de Infraestrutura, André Facó. "Essa é uma operação inédita. Nunca havíamos recebido um equipamento dessa magnitude. O êxito do trabalho confirma a competência da equipe que opera o terminal".

Operando sobre trilhos, o equipamento tem capacidade de descarregar até 2,4 mil toneladas por hora de minério de ferro. A expectativa do governo é que, até o começo de julho, seja iniciado o processo de operação assistida do descarregador de minério, já com carga. A partir do início de sua operação, o Porto do Pecém deverá passar a descarregar cinco milhões de toneladas de minério de ferro ao ano.

Tecnologia

O terminal já conta com um equipamento para realizar a descarga contínua de carvão mineral, com a tecnologia de rosca transportadora. O novo descarregador também vai operar de forma contínua, mas com a tecnologia de elevador de canecas (do tipo bota), o que deverá evitar o derramamento e a emissão de particulados ao meio ambiente durante a descarga de navios. O equipamento atende a condições do Termo de Compromisso firmado pelo Estado para garantir a implantação da Siderúrgica no Ceará, e seu processo de descarga obedeceu ao cronograma operacional da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), em parceria com a fabricante Tenova.

Siderúrgica perto de operar

Na última segunda-feira, as obras da CSP chegaram a 99,57%. As principais plantas estão com os seguintes status: aciaria (99,88%), coqueria (99,96%), alto-forno (99,96%), sinterização (99,63%) e lingotamento contínuo (99,79%). A concretagem está com 99,60% e a implantação da estrutura necessária em aço está em 99,97%. A previsão é que as operações tenham início ainda em junho deste ano.

Fonte: Diario do Nordeste (CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário