segunda-feira, 9 de maio de 2016

TOKARSKI PARTICIPA DE WORKSHOP A EXPERIÊNCIA NORTE-AMERICANA NA GESTÃO HIDROVIÁRIA.

Na última quinta-feira (5), o diretor da Antaq, Adalberto Tokarski, participou da abertura do workshop “A Experiência Norte-Americana na Gestão Hidroviária”, no Ministério dos Transportes, em Brasília. O evento é parte das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho de Hidrovias e Portos, criado no âmbito do Memorando de Cooperação entre o Ministério dos Transportes (MT) e o Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT). O evento terá duração de três dias, quando serão apresentados e discutidos aspectos relacionados à gestão hidroviária, planejamento de investimentos, comunicação e coordenação entre os setores público e privado.

Após a abertura, foi realizada uma reunião bilateral entre representantes do MT, ANTAQ, DOT e a Embaixada dos Estados Unidos, coordenada pela secretária executiva do MT, Natália Marcassa de Souza, e pela embaixadora norte-americana no Brasil, Liliana Ayalde. Durante o encontro, foram discutidas formas de informar as empresas norte-americanas sobre o Programa de Investimentos em Logística (PIL), que prevê a concessão de vários ativos e serviços em infraestrutura nas áreas rodoviária, ferroviária, de portos e aeroportos.

Tokarski comentou sobre o próximo leilão de arrendamentos portuários, no qual na próxima fase serão disponibilizados seis terminais na Região Norte do Brasil, e da estimativa de se chegar a 96 áreas ao final do programa. O diretor lamentou a falta de interesse de empresas norte-americanas no setor, ao contrário do que ocorre com as europeias, e sugeriu uma aproximação com os investidores dos EUA.

Foi acordado, entre as duas delegações, estabelecer um canal de comunicação entre as empresas norte-americanas e os setores responsáveis pelas concessões no governo brasileiro visando dar conhecimento do PIL e sanar as eventuais dúvidas dos investidores.

Fonte: Antaq

Nenhum comentário:

Postar um comentário