segunda-feira, 13 de maio de 2013

Segunda-feira agitada: sem votação da MP 595 e com críticas de Gleisi Hoffman.

O blog político do jornalista Josias de Souza traz a informação de que a Medida Provisória (MP) 595/2012 serão votada nesta terça-feira (14/05), não mais segunda-feira, como era previsto desde a semana passada. Segundo o jornalista, quem falou isso foi o próprio presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Apesar da sessão extraordinária programada para esta segunda sobre a matéria.
Ainda de acordo com o blog, o parlamentar Ronaldo Caiado, líder do DEM, diz que “essa medida não pode ser votada”, por isso, a oposição tentará obstruir o andamento da MP na Casa. Ao que Eduardo Alves se contrapõe: “É natural que alguém queira fazer obstrução política. Mas espero que a Câmara responda com maturidade. O Brasil deseja que essa matéria seja decidida pelo Parlamento. E nós vamos votar.”
Por outro lado, a ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, em entrevista publicada nesta segunda-feira no jornal Folha de S.Paulo, detona o “lobby” que joga contra a MP dos Portos. "Não podemos permitir que uma reserva de mercado fique em detrimento da eficiência do país", disse em entrevista à Folha, acrescentando que "interesses setoriais não podem se sobrepor aos interesses nacionais" na votação da medida provisória.
O jornal afirma que Gleisi se refere aos operadores privados com concessões em portos públicos, que resistem à abertura do setor para os portos privados, principalmente à autorização para que eles movimentem cargas de terceiros. "É óbvio que quem está estabelecido começa a ter resistência, quer manter o seu mercado e não ter concorrência, mas isso não serve ao Brasil", afirmou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário