quinta-feira, 17 de setembro de 2015

BB TREINA 12,7 MIL EMPRESÁRIOS, TÉCNICOS E ESTUDANTES E FOMENTA MERCADO EXPORTADOR BRASILEIRO.

O programa de Capacitação em Negócios Internacionais do Banco do Brasil foi o responsável por proporcionar treinamento de câmbio e comércio exterior a aproximadamente 10 mil pessoas em 2014, entre empresários, técnicos e estudantes. Somente no primeiro semestre deste ano, foram capacitados pelo BB 2,7 mil representantes de empresas, em 12 eventos de capacitação e consultoria sobre temas como crédito à exportação e garantias, entre outras soluções oferecidas pelo Banco. Os eventos foram realizados em Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco e Espírito Santo. Para este mês de setembro, já estão agendados cerca de 40 seminários em 15 estados, com expectativa de alcançar mais 1,5 mil capacitados. Os primeiros eventos da nova série de seminários aconteceram nesta semana em Joinville (SC) e Franca (SP), nos dias 9 e 10, respectivamente.
Tradicional apoiador do comércio exterior brasileiro, o BB oferece soluções que facilitam os negócios de exportadores e importadores. Hoje 95% dos documentos de câmbio e comércio exterior são processados digitalmente pelo Banco do Brasil. Deste total, 80% são digitalizados pelos próprios clientes e enviados via Gerenciador Financeiro – o canal de autoatendimento do Banco na internet voltado para empresas. O percentual de contratos fechados pela internet chega a 65% no câmbio de exportação e ultrapassa 50% no de importação. Além disso, os clientes contam com a Assinatura Digital em Contratos de Câmbio. A automação destes processos possibilita conveniência, agilidade e segurança ao cliente, permitindo que, de qualquer lugar do mundo, ele possa fechar negócios de forma online.
Esses facilitadores agregam valor ao composto de atendimento especializado que o BB oferece aos clientes, que se somam ao portfólio de linhas de crédito ao segmento. De acordo com o vice-presidente de Negócios de Atacado do Banco do Brasil, Antônio Maurício Maurano, o BB registrou avanço expressivo no financiamento às exportações por conta de ações estratégicas que vêm sendo implementadas na empresa. "Inicialmente, atuamos no setor de agronegócios e, posteriormente, com indústrias, seja na identificação de públicos-alvo do próprio BB, seja na busca de negócios que estavam na concorrência", avalia.
Tanto no câmbio de exportação à vista ou no financiado (ACC/ACE), o Banco do Brasil posiciona-se como líder do mercado, respondendo por cerca de 30% de participação. No mesmo intervalo de tempo, houve incremento de 5,1% na base de clientes tomadores de crédito à exportação no BB. O montante contratado nas linhas no segundo trimestre de 2015 ultrapassou a marca de US$ 3 bilhões, resultado 49,2% maior do que o observado no primeiro trimestre do ano. Do início de julho até a primeira semana de setembro, o total de ACC/ACE desembolsado pelo BB já alcançou US$ 1,6 bihões.
Além dos treinamentos, entre as ações implementadas, o BB aumentou os limites de crédito para empresas exportadoras. "Elevamos os limites para exportação considerando as boas práticas de risco. Trata-se de esforço de adequação de limites com potencial de alavancar em até R$ 6 bilhões o apoio aos exportadores brasileiros, aproveitando as oportunidades na ampliação dos negócios com o mercado externo. Nossas expectativas são bastante otimistas em relação às exportações nacionais", considera Walter Malieni, vice-presidente de Controles Internos e Gestão de Riscos do BB.
Com a sinergia entre essas ações, o BB reafirma seu papel de principal parceiro do comércio exterior brasileiro, tanto com a manutenção e ampliação do apoio aos exportadores tradicionais, como fomentando as exportações brasileiras, capacitando e dando suporte aos empresários do País, inclusive com a rede externa do BB presente em 23 países.

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