segunda-feira, 5 de setembro de 2016

A pressão do mercado globalizado e a concorrência pública.



O tema é pertinente, já que venceu o prazo fixado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) tome providências para regular os armadores estrangeiros. Há expectativa do que acontecerá.

Em 1º de junho, por meio do acórdão 1439/2016, o TCU deu 90 dias para a agência elaborar um plano de medidas, como registro dos preços dos fretes e serviços, estudos comparativos de rotas e preços praticados pelos armadores estrangeiros e normas para aplicação de sanção em caso de omissões injustificadas de portos. Além disso, a Antaq deve formular uma proposta de sanção em caso de omissão dos armadores quanto aos direitos dos usuários do transporte marítimo.

Também em 90 dias a Antaq deveria instituir procedimento que ateste e assegure que os armadores estrangeiros estão enquadrados nos acordos firmados pela União, atendido o princípio da reciprocidade (norma que verifica se as condições para exercício do direito estão presentes), por meio de outorga de autorização ou outro ato administrativo com o mesmo fim.

Evento
O debate, que promete ser concorrido, é organizado pela Intersindical da Orla Portuária do Espírito Santo, juntamente com a Companhia Docas (Codesa) e a Coordenadoria do Curso de Portos do IFES.

O palestrante será o professor e consultor Eduardo da Silva Martins, coordenador do mestrado em Gestão Portuária do Instituo Superior de Ciências da Informação e da Administração. Martins é ex-presidente do Conselho de Administração do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e ex-diretor no Porto de Lisboa, em Portugal.
O endereço do Campus Cariacica é na Rua Governador José Sette, s/n, Itacibá, Cariacica (ES).

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