quarta-feira, 3 de junho de 2015

PACOTE AJUDARÁ PAÍS A SUPERAR GARGALOS.

O presidente do Conselho Regional de Economia no Ceará (Corecon-CE), Allisson Martins, diz que concorda com o ministro no aspecto da demanda reprimida por infraestrutura. Avalia que o País necessita superar os gargalos que a infraestrutura brasileira impõe aos empresários, seja pelo lado da oferta, em que as empresas não conseguem chegar aos mercados consumidores com eficiência e no nível desejável, seja na elevação dos custos de produção e logística.

Ele lembra que o próprio ministro informou que o Governo lançará na próxima semana um novo pacote de concessões, em que contemplará projetos de portos, aeroportos, ferrovias e rodovias.

Martins destaca, entretanto, que os níveis atuais das taxas de juros podem inibir a concretização desses projetos, uma vez que esta variável provoca efeito direto nas análises de investimentos por parte dos empresários.

Nelson Barbosa afirmou ainda que “o esforço que estamos propondo para 2015 e 2016 é mais ou menos parecido com o que a Alemanha e a França fizeram entre 2010 e 2011. Na Alemanha, se consolidou em torno de superávit primário entre 1% e 2% do PIB e, na França, está se consolidando em um déficit primário em torno de 2% do PIB”, exemplificou.

De acordo com o ministro, o ajuste fiscal no Brasil é mais rápido do que em outras economias avançadas porque a taxa de juros sobre a dívida líquida do país é muito alta. (AD) 

Fonte: O Povo (CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário