terça-feira, 23 de julho de 2013

Do minério para a soja, Vale quer ampliar serviço de transporte para terceiros.

Investimento em subsidiária será de R$ 9 bilhões em 5 anos.Depois de desenvolver logística própria para o escoamento de seu minério de ferro, a Vale quer aproveitar o know-how que adquiriu durante décadas para ampliar seus negócios de transporte de carga geral, que inclui de grãos a bens industriais. O objetivo é que sua subsidiária Valor da Logística Integrada (VLI) se dedique exclusivamente ao transporte de mercadorias de terceiros, um filão promissor diante das deficiências no sistema logístico nacional. O investimento estimado da nova empresa, que deverá ter até 70% de seu capital vendido a parceiros estratégicos, será de R$ 9 bilhões em cinco anos.Criada no fim de 2011, a VLI entrou na lista dos ativos que seriam vendidos total ou parcialmente para que a Vale pudesse se concentrar em segmentos prioritários, como minério de ferro e cobre. O plano era que metade do capital da empresa fosse vendido, mas a demanda foi maior que a imaginada. Hoje, a Vale trabalha com a possibilidade de ficar com 30% da companhia.Ao menos 12 empresas se mostraram interessadas. Nos últimos dias, dirigentes da mineradora têm se debruçado sobre o desenho societário da subsidiária para levar o projeto ao Conselho de Administração da Vale este mês. O plano de investimentos de R$ 9 bilhões dependerá da aprovação dos novos sócios e inclui a revitalização de ferrovias, a compra de 230 locomotivas e 2.500 vagões, a construção de armazéns e a ampliação de terminais portuários. 

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